Como Israel conquistou a direita latino-americana

0

De Bukele a Bolsonaro, os conservadores da região aprenderam a amar o sionismo.

Entre os primeiros atos do novo presidente da Colômbia, Abelardo de la Espriella, estava o reconhecimento formal da reivindicação de Israel sobre as Colinas de Golã. Meses antes, o candidato à presidência do Brasil, Flávio Bolsonaro — que atualmente trava uma disputa acirrada com o atual presidente Lula da Silva — havia se reunido com colonos israelenses na Cisjordânia ocupada, aos quais expressou seu “total apoio”. (Bolsonaro também afirmou que, como presidente, sua primeira visita internacional seria ao que ele e os supremacistas israelenses chamam de “Judeia e Samaria”.)

De Santiago a Tegucigalpa, a mais recente onda de governos de direita na América Latina estreitou os laços com Israel, mesmo que a maioria dos habitantes da região permaneça cética.

Com exceção de alguns países da América Central, a percepção pública sobre Israel é predominantemente negativa na América Latina. Em 2026, o Pew Research Center constatou que 60% dos chilenos, 56% dos colombianos, 55% dos argentinos, 54% dos brasileiros e 50% dos peruanos tinham uma visão desfavorável de Israel (as visões favoráveis ​​variavam entre apenas 21% e 29%). Nesses mesmos países, quase dois terços dos entrevistados disseram não ter “nenhuma confiança” no primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. O que explica, então, a discrepância gritante entre a opinião pública e as posições dos governos de direita?

Basicamente, há três fatores em jogo. Como argumentei anteriormente, o primeiro centra-se no autodesprezo das elites latino-americanas e na consequente adoração de países supostamente mais desenvolvidos — principalmente os Estados Unidos e seus aliados. Da perspectiva de empresários e políticos de direita com alto nível de escolaridade, o apoio a Israel é uma forma barata e visível de demonstrar lealdade a Washington, especialmente ao governo Trump. O segundo fator encontra sua força motriz nos púlpitos evangélicos, nas megaigrejas pentecostais e na atuação sionista que, discretamente, construiu uma infraestrutura religiosa para a política pró-Israel. Em muitos países da região, o lobby multinacional de Israel cultivou um eleitorado evangélico com considerável influência política. Por fim, os laços de segurança com Israel ajudaram alguns governos da região a atingir seus próprios objetivos estratégicos (incluindo, em alguns casos, a vigilância de opositores políticos).

De todos os líderes de direita da região, o colombiano Abelardo de la Espriella é indiscutivelmente o mais enfático e cínico pró-Israel. Durante anos, Espriella — um advogado milionário de narcotraficantes — se autodenominou ateu, até se converter ao catolicismo antes de lançar sua candidatura à presidência. Paralelamente à sua recém-descoberta religiosidade, ele também adquiriu um fervoroso sionismo, mediado por uma rede de elite composta por diplomatas, líderes da comunidade judaica e pastores evangélicos. Em 2025, o então candidato se reuniu em particular com o Ministro das Relações Exteriores israelense, Gideon Sa’ar, que posteriormente agradeceu a Espriella pelo reconhecimento da soberania de Israel sobre as Colinas de Golã. E em junho de 2026, Espriella afirmava acreditar que Netanyahu havia feito o necessário em Gaza para defender os israelenses e que a Colômbia “restauraria e fortaleceria seu relacionamento com o Estado de Israel como nunca antes”.

Uma investigação da publicação colombiana Revista Raya revelou que, durante o período eleitoral, a Confederação Evangélica da Colômbia (Cedecol) organizou vigílias de oração em apoio ao então candidato à presidência. O vice-presidente da Cedecol, o pastor Rodrigo Barreto, também se encontrou pessoalmente com o presidente de Israel, Isaac Herzog, durante a Copa do Mundo. (Vale ressaltar que a confederação também promove pacotes de peregrinação à Terra Santa por meio de uma parceria com a Land Tours, uma agência de viagens internacional cujo representante colombiano fez campanha abertamente para Espriella.)

Pastores evangélicos como Raúl Rubio, que trabalhou com a organização israelense de desenvolvimento fundiário Keren Kayemeth, desempenharam papéis de destaque na campanha e no governo do novo presidente. Em novembro passado, Rubio discursou em um comício de Espriella na Movistar Arena, em Bogotá, prometendo à multidão que o candidato restabeleceria os laços com Israel. Dias depois, Espriella prometeu transferir a embaixada da Colômbia para Jerusalém, uma medida que agora parece estar em andamento.

Não surpreendentemente, o ex-cônsul israelense na Colômbia, Kobi Valer, passou anos cultivando relações com políticos conservadores, inclusive organizando viagens a Israel para jornalistas e influenciadores colombianos durante a ofensiva em Gaza. Após a vitória de Espriella, o Ministro da Diáspora e do Antissemitismo de Israel, Amichai Chikli, comemorou o resultado no X como um marco não apenas do “colapso das ideologias socialistas populistas”, mas também do “fortalecimento da posição de Israel no continente”.

Em termos de segurança, cinco décadas de acordos de armas e cooperação com Israel trouxeram, possivelmente, tanto mal quanto bem à Colômbia. Na década de 1980, uma empresa mercenária israelense chefiada pelo ex-coronel das Forças de Defesa de Israel, Yair Klein, treinou os esquadrões da morte que mais tarde se uniram para formar as infames Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), um grupo paramilitar de extrema-direita. O fundador do grupo, Carlos Castaño, passou parte da década de 1980 treinando em escolas militares israelenses antes de retornar à Colômbia. Um tribunal colombiano condenou Klein à revelia a mais de uma década de prisão por seu papel na criação das AUC; ele cumpriu pena em uma prisão russa, mas acabou evitando a extradição para a Colômbia. Décadas depois, Klein afirmou que o latifundiário e futuro presidente de direita Álvaro Uribe estava entre aqueles que ajudaram a financiar suas atividades, uma alegação que Uribe nega.

Além disso, desde 1994, a fabricante estatal de armas da Colômbia, Indumil, produz o fuzil Galil utilizando componentes israelenses. Em 2024, o ex-presidente Gustavo Petro revelou que a Diretoria de Inteligência Policial da Colômbia (DIPOL) pagou US$ 11 milhões em dinheiro vivo à empresa israelense de spyware NSO Group pelo software Pegasus durante o governo Duque. A compra foi parcialmente financiada por Washington e supostamente usada para interceptar as comunicações de jornalistas e figuras da oposição (supostamente incluindo o próprio Petro).

Em contraste com Espriella, o sionismo de José Antonio Kast, do Chile, parece comparativamente mais arraigado, embora ainda seja produto da opinião da elite da direita. Membro do conservador Movimento Apostólico de Schoenstatt, Kast criticou duramente seu antecessor progressista, Gabriel Boric, por romper relações com Israel. Entre seus primeiros atos como presidente eleito, estava um telefonema para Netanyahu — um gesto marcante em um país que abriga a maior diáspora palestina fora do Oriente Médio e apresenta as atitudes menos favoráveis ​​da região em relação ao Estado judeu. Além disso, diferentemente do que ocorre na Colômbia, é difícil sustentar que as iniciativas de Kast em relação a Israel tenham atendido a qualquer interesse estratégico relevante.

No Equador, país assolado pelo narcoterrorismo, o presidente Daniel Noboa tem sido um dos defensores mais ativos de Israel. Em maio de 2025, ele visitou o Muro das Lamentações em Jerusalém, dizendo a Netanyahu que Israel e o Equador “têm os mesmos inimigos”, contra os quais prometeu “lutar até o fim”. Dias depois, Noboa condenou a suposta ameaça representada pela Irmandade Muçulmana dentro do Equador. Em uma manobra claramente voltada para bajular Jerusalém e Washington, o magnata das bananas, que se tornou presidente, designou oficialmente o grupo como uma organização terrorista em dezembro de 2025. Para contextualizar, estima-se que o número de muçulmanos no Equador esteja entre 500 e 2.000, ou aproximadamente 0,01% da população. Se de fato existe uma filial equatoriana da Irmandade Muçulmana, seu número de membros provavelmente se resume a um dígito.

De forma mais significativa, a adesão de Noboa ao sionismo veio acompanhada do fornecimento de equipamentos militares israelenses. Em 2022, o governo equatoriano firmou um contrato de US$ 65 milhões com a empresa israelense Elbit Systems para a aquisição de mais de 130 veículos blindados, que, desde então, têm sido empregados na guerra contra as drogas em curso no país. Durante uma viagem a Jerusalém em 2025, Noboa declarou a jornalistas que discutiu a cooperação em segurança nos portos e nas passagens de fronteira do Equador com autoridades israelenses e emiradenses.

Sem dúvida, o defensor mais bizarro de Israel nas Américas é o autoproclamado presidente anarcocapitalista da Argentina, Javier Milei. Desde que assumiu o cargo em dezembro de 2023, Milei visitou a Terra Santa três vezes e, no ano passado, tornou-se o primeiro chefe de Estado argentino a discursar no Knesset israelense. Milei também é o idealizador dos chamados “Acordos de Isaac” (uma alusão aos Acordos de Abraão de Trump), que visam estreitar os laços entre Israel e a América Latina. Netanyahu chamou Milei de “um grande amigo de Israel”; durante a Copa do Mundo, o primeiro-ministro transmitiu pessoalmente seus votos de felicidades a “Javier”, fazendo um jogo de palavras com a semelhança fonética entre o primeiro nome de Milei e a palavra hebraica para amigo — chaver.

Por sua vez, Milei descreveu a campanha de bombardeio EUA-Israel contra o Irã como “a coisa certa a fazer“, enquadrando a Argentina e Israel como “irmãos no sofrimento”. Em 2024, o governo Milei assinou um acordo plurianual de cooperação em defesa com Israel, estabelecendo contratos para capacidades cibernéticas, drones, munições e equipamentos de comunicação. No ano seguinte, o presidente argentino recebeu o Prêmio Genesis — também conhecido como o “Nobel Judeu” — por seu apoio inabalável a Israel. Posteriormente, Milei doou o prêmio em dinheiro de US$ 1 milhão para a recém-criada organização Amigos Americanos dos Acordos de Isaac.

O presidente argentino chegou a expressar a intenção de se converter ao judaísmo ortodoxo após deixar a presidência — uma declaração surpreendente, considerando que, até 1994, os presidentes argentinos eram constitucionalmente obrigados a professar a fé católica.

Fora da América Central, o Brasil oferece o exemplo mais claro das raízes religiosas do apoio a Israel. Desde 1990, o número de pessoas que se autodenominam evangélicas cresceu de menos de 9% da população brasileira para quase 30%, tornando-se, nesse processo, uma importante base eleitoral conservadora. Em 2016, o então presidente Jair Bolsonaro (2019-2023) foi batizado no Rio Jordão, um ato que ajudou a consolidar seu apoio entre os evangélicos. Na época, a influente bancada evangélica no Congresso — grupo que atualmente detém cerca de 40% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 25% do Senado — exigia a transferência da embaixada brasileira para Jerusalém. Temendo prejudicar as exportações de carne halal para os mercados árabes, Bolsonaro recuou na transferência da embaixada, embora tenha cumprido outras prioridades, como a nomeação do pastor evangélico André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal.

Os filhos de Jair, Eduardo e Flávio — este último em plena campanha presidencial —, têm feito repetidas viagens a Israel, onde se encontraram com Netanyahu e com o presidente do Knesset, Amir Ohana. Em fevereiro, Eduardo declarou, juntamente com o irmão, que “é difícil encontrar um ponto em que discordemos de Israel”. Durante a campanha, Flávio tem se referido repetidamente à chamada herança judaico-cristã do Brasil, visando conquistar o eleitorado evangélico.

Curiosamente, o submundo do crime na base política dos Bolsonaros no Rio de Janeiro oferece um desfecho perturbador para a influência do sionismo evangélico. Uma das facções criminosas mais poderosas da cidade é o Terceiro Comando Puro (TCP), de orientação evangélica, que usa a bandeira de Israel nas embalagens de suas drogas e denomina um conjunto de favelas que controla de “Complexo de Israel”. O líder do TCP, Álvaro Malaquias Santa Rosa, vulgo “Peixão”, caracteriza seus militantes em termos explicitamente pentecostais, apresentando-se como alguém que opera por vontade divina. Outra facção evangélica proeminente, o Povo de Israel, teve origem dentro do sistema prisional do Rio, chegando a ter cerca de 18 mil membros encarcerados, ou 42% da população carcerária do Rio.

Dentre os muitos sionistas da região, os mais sinceros são, sem dúvida, os líderes de direita das repúblicas cada vez mais evangélicas da América Central. Os evangélicos representam cerca de 40% da população da Costa Rica, El Salvador, Honduras e Guatemala, tornando-os o maior grupo religioso em muitos desses países. Não surpreendentemente, isso se correlacionou com uma notável aproximação com Israel por parte dos governos da região. Em 2018, a Guatemala transferiu sua embaixada para Jerusalém, e Honduras seguiu o exemplo em 2021.

No caso do Partido Nacional de extrema-direita de Honduras, a lealdade ao Estado judeu aparentemente rendeu recompensas desproporcionais. Sob o governo autocrático do presidente Juan Orlando Hernández (JOH) — que foi condenado a 45 anos de prisão nos Estados Unidos por tráfico de 500 toneladas de cocaína — a relação de Honduras com Israel foi muito além de meras simpatias religiosas. Em dezembro de 2016, Hernández viajou a Jerusalém pela segunda vez em pouco mais de um ano para finalizar um acordo de cooperação militar de US$ 209 milhões com o Ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman — o maior da história de Honduras, incluindo a modernização dos antigos caças F-5 e A-37 do país, uma nova embarcação de patrulha costeira, drones Skylark e, significativamente, milhões de dólares em sistemas de segurança cibernética e vigilância.

Com a saída do Partido Nacional do poder após a eleição da esquerdista Xiomara Castro em 2021, Israel continuou a ter influência na política hondurenha. Um conjunto de áudios vazados, publicado no início deste ano pelo canal espanhol Canal Red — apelidado de Hondurasgate — supostamente mostrava que autoridades israelenses, operando em conjunto com o governo Trump, ajudaram a articular o indulto de JOH, bem como uma campanha de desinformação em favor do então presidente Nasry Asfura. “O primeiro-ministro de Israel vai nos apoiar”, diz uma voz, supostamente de JOH, em uma das gravações, atribuindo a autoridades israelenses o mérito de terem garantido sua libertação e indulto. As gravações também descrevem a própria eleição de Asfura em 2025 — vencida depois que Trump ameaçou cortar a ajuda americana caso o Partido Nacional não vencesse — como um acordo provisório antes do retorno planejado de JOH à presidência. A dupla ainda detalhou planos para uma nova base militar americana em Honduras e legislação favorável a investimentos israelenses e americanos em inteligência artificial.

De longe, o caso mais curioso e singularmente cínico da América Central é o de Nayib Bukele, de El Salvador. Descendente de imigrantes palestinos muçulmanos e cristãos, o pai de Bukele converteu-se do cristianismo ao islamismo na década de 1980, tornou-se imã e fundou quatro mesquitas em El Salvador. Mesmo assim, o líder salvadorenho construiu grande parte de sua carreira cortejando eleitores evangélicos. Em meio a questionamentos sobre sua fé, Bukele declarou-se, ao lado de pastores aliados, um devoto discípulo de Jesus Cristo. Apesar de sua ascendência palestina, o presidente da geração millennial tem sido um defensor fervoroso da campanha de Israel em Gaza, traçando um paralelo explícito entre o Hamas e a infame gangue de rua MS-13. (Contudo, El Salvador ainda não transferiu sua embaixada para Jerusalém.)

Talvez o exemplo mais ambíguo da atuação de Israel na América Latina seja o seu envolvimento no México. Antes da eleição, em 2018, do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO) — integrante do partido de esquerda Morena, então no poder —, Israel mantinha uma relação diplomática e comercial estreita com governos de centro e de direita no México, baseada, em parte, na venda de armamentos e tecnologia de vigilância israelenses. Alguns aspectos dessa relação perduraram sob o governo do Morena, em grande medida graças ao federalismo profundamente enraizado no México.

Durante os governos de Felipe Calderón e Enrique Peña Nieto, no final da década de 2000 e início da década de 2010, o México estreitou os laços de segurança com Israel, tornando-se o primeiro cliente estrangeiro do spyware Pegasus em 2011 (o acordo teria sido fechado em uma casa noturna entre representantes da NSO e autoridades mexicanas). O México também adquiriu drones de vigilância israelenses, incluindo o Hermes 450 e o Dominator XP. O governo de Peña Nieto implantou o Pegasus não tanto contra os notórios cartéis do país, mas supostamente contra jornalistas, advogados de direitos humanos e a campanha presidencial de AMLO em 2018.

Apenas alguns meses depois de comparecer ao funeral do ex-primeiro-ministro israelense Shimon Peres em Jerusalém, Peña Nieto se reuniu com Netanyahu na Cidade do México, onde aceitou uma oferta israelense para ajudar o México a “desenvolver” a América Central. Críticos interpretaram a declaração como uma manobra para justificar a continuidade das vendas de armas israelenses aos vizinhos do sul do México. Quando AMLO assumiu o cargo em 2018, o México era considerado o “maior usuário” do sistema Pegasus, uma prática que evidentemente continuou sob o governo do Morena.

Assim como ocorre com a liderança do Partido Democrata nos Estados Unidos, alguns partidos de esquerda na América Latina mantiveram relações relativamente boas com Israel. No caso do Morena, uma parcela surpreendente de seus membros — majoritariamente em nível estadual — manteve relações com seus homólogos israelenses. Em consonância com a política histórica de não intervenção do México, tanto AMLO quanto a atual presidente Claudia Sheinbaum, que é judia, evitaram, de modo geral, comentar os acontecimentos no Oriente Médio — inclusive se a ofensiva de Israel em Gaza constituiria um genocídio — até 2025. Parte inferior do formulário

 

Em setembro de 2024, o governador de Oaxaca, Salomón Jara — filiado ao partido Morena —, presidiu uma cerimônia de entrega de fuzis de assalto adquiridos da empresa Israel Weapon Industries para a polícia estadual. Pela legislação mexicana, apenas a Secretaria da Defesa Nacional (Sedena) — órgão sob comando militar — tem autorização legal para comprar ou vender armamentos. Contudo, a Sedena é obrigada a atender às solicitações de compra feitas pelos governos estaduais; na prática, isso significa que os 32 governadores do México (independentemente de suas filiações partidárias) podem definir suas próprias políticas de aquisição. Autoridades de Oaxaca, por exemplo, afirmaram que a transação dos fuzis de assalto foi realizada por intermédio da Sedena, enquanto AMLO sustentou, posteriormente, que os contratos haviam sido firmados diretamente pelo estado. Seja em nível estadual ou nacional, o México adquiriu, ao menos, US$ 50 milhões em equipamentos e serviços de empresas como Elbit Systems, Israel Aerospace Industries e Rafael Advanced Defense Systems — incluindo os drones Hermes 900, fabricados pela Elbit.

O sionismo de direita na América Latina resume-se, em última análise, a três fatores inter-relacionados. Em um nível, o apoio a Netanyahu funciona como uma credencial a ser apresentada a Washington, podendo ser convertida em recompensas: assistência na área de segurança, pacotes de socorro financeiro, redução de tarifas, respaldo diplomático ou anistias. Em outro nível — especialmente no Brasil e na América Central —, o apoio a Israel mobiliza uma base religiosa genuína e em rápida expansão, que detém um peso político significativo. Por fim, há países — notadamente Colômbia, Equador e México — para os quais o sionismo cumpre um propósito mais estratégico, ao garantir o acesso a munições, equipamentos de defesa e capacidades de inteligência. (É claro que os laços de segurança com Israel, com frequência, também resultaram em prejuízos à sociedade, sobretudo quando utilizados por governantes para perseguir opositores.)

Fora da América Central, a dura realidade eleitoral é que os recentes triunfos dos conservadores latino-americanos ocorreram apesar de seu sionismo, e não por causa dele. Os direitistas na região fariam bem em recordar uma geração anterior de conservadores — e, sim, muitos de seus pares de esquerda — que adotaram uma política externa mais pragmática. Poderiam também apontar para o apoio de longa data da Igreja Católica a uma solução de dois estados e aos cristãos palestinos. Por ora, contudo, parece que a direita latino-americana mantém firme seu apoio a Israel. O tempo dirá se essa tendência perdurará.

 

 

 

Artigo original aqui

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here